ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO NAS PRINCIPAIS ÁREAS DE CULTIVO DO AMENDOIM
Abaixo apresentamos um relatório de estimativas de cultivo e produção de amendoim nas principais áreas produtoras da cultura e que impactam diretamente o preço internacional do grãos e do óleo e também com impacto direto nos preços do mercado interno.
ARGENTINA:
Agora após longo período de estiagem as chuvas que chegaram no final de abril estão atrasando a colheita do amendoim na Argentina, Em algumas regiões ha reportes de boas produtividades na média de 2.500 a 2.700kg/ha , ou 100 a 108 sc/ha ou ainda 242 a 261,sacos por alqueire Paulista. Segundo informações ha uma variabilidade grande de condições de desenvolvimento amendoim e consequentemente na sua produtividade. Afetando também a qualidade do grãos. Eles mantem ainda uma produção total de 890.000toneladas, 34% abaixo da estimativa inicial.
CHINA:
Clima: Shandong, principal área de produção de amendoim neste país esta com temperaturas acima do normal e precipitações abaixo da média para o período. porém boas chuvas em abril fizeram o plantio transcorrer normalmente e com isso esta hoje com 90% da área já plantada.
Área e Produção: Com os preços de algodão em alta uma estimativa de redução de 5 a 10% menos área cultivada, passando de 12,9 – 13,3 m ha em 2017 para 11,6m ha em 2018, com redução de 10% na produção final. Com isso poderá haver importações da china e os preços de amendoim para óleo podem reagir.
EUA:
Acredita-se que a área plantada nos EUA nesta próxima safra será de 550.000 a 610.000ha , dependendo dos preços do algodão que estão em alta no mercado, mesma situação encontrada na China. Em termos de variedades houve problemas de produtividade com a variedade G06, mais plantada nos Estados Unidos, mas segundo relatos foram em áreas não irrigadas e as causas ainda não foram identificadas. A produção Americana (G06) esta com variedades não Alto Oleicas, porém as indústrias tem pressionado os produtores para plantarem variedades Alto Oleicas por terem um maior tempo de prateleira, o que é muito importante para os processadores de amendoim. Variedades com a G -09B, Alto Oleica, esta ganhando popularidade entre os produtores, também pelo potencial produtivo , maior que a G-06.
Fonte: Crop Report – JLA Brasil.