SITUAÇÃO DE PLANTIO E DESENVOLVIMENTO DO AMENDOIM NOS PRINCIPAIS PAÍSES PRODUTORES
Novos relatórios do USDA- NASS e da JLA apresentam dados dos Estados Unidos de que a área cultivada de amendoim lá deve cair 23,3% em relação a safra anterior, sendo plantada 1.420.100 acres, ou 574.600 ha e uma estimativa de produção total de 2,720 milhões de toneladas. Redução esta, motivada pelo preços melhores do algodão no mercado, lavoura esta concorrente com o amendoim em área. O estágio de desenvolvimento está entre a floração e o pegamento dos ginóforos, com algumas áreas plantadas mais cedo já estando em processo de formação de vagens.
Na China, a Província de Shandong, apesar do volume excessivo chuvas, as condições de cultivo estão se mantendo boas e as lavouras estão em estágio de florescimento.Com relação á projeção de área plantada , também ha uma estimativa de redução de 10% em relação à safra anterior que tinha sido de 4,7 milhões de ha e também a produção deve ser de 10% a menos.
A Argentina que deverá vir com aumento de área de plantio, e de produção buscando a retomada dos números das safras anteriores e a sua manutenção na carteira de exportação que foi muito afetada nesta última safra quando os números estão se confirmado com 34% de perda de produção total e também a baixa qualidade em função das condições climáticas desta safra.
Como estes dados mostram com uma grande redução de cultivo e produção de amendoim nestes 2 países grande produtores o que afeta os preços internacionais de grãos e óleo e também com a guerra comercial que se avizinha entre os Estados Unidos e o países exportadores, principalmente a China, podemos pensar que os preços internacionais poderão ser bons para esta próxima safra
Fonte: USDA- NASS
JLA – crop report.n.º 13.