DADOS DE EXPORTAÇÕES DE AMENDOIM – GRÃOS E ÓLEO
Vamos atualizar os dados de exportações de amendoim em grãos e de óleo até julho de 2020.
Quadro I
Vemos no quadro I a evolução das exportações de amendoim em grãos – confeitaria e de óleo, temos uma elevação nos volumes de grãos exportados em relação ao mesmo período do ano anterior e é de se esperar que estes números superem o ano anterior, tendo em vista que ainda temos estoques de produto de boa qualidade para isso. Se mantivermos a mesma performance de remessas no período de agosto a dezembro de 2019, que foi da ordem de 81.000 tons. teremos um acréscimo de 20% na quantidade embarcada em relação a 2019 e de 13% em relação ao ano de 2018.Já o mercado de óleo esta mais aquecido tendo em vista os preços na China e o cambio, fazendo com que até julho de 2020 estejamos com 34% de volume em relação ao mesmo período e 10% abaixo e todo o volume ano de 2019.
Quadro II
No quadro II temos os volumes para os principais mercados, onde observamos um crescimento muito agressivo nos volumes para outros mercados que não a Comunidade Européia e a Russia. Mercados estes com maior preço de compra e também que requerem maior qualidade. É de se estranhar isso, pois sendo um ano de boa qualidade dos grãos, era de se esperar que a Europa tivesse um maior crescimento em relação a 2019, que foi um ano sabidamente de má qualidade na produção. Poderia-se explicar esse acontecimento o fato de que o cambio esta tão vantajoso, que os preços destes mercados secundários passassem a serem atraentes e como não exigem tanta qualidade, seria mais fácil o processo de embarques.
Quadro III
Gostaria de inciar uma apresentação dos dados de exportações de Óleo bruto, para os principais mercados consumidores, tendo em vista que esta é uma atividade que esta se ampliando no mercado de amendoim dentro do Brasil. Como vemos o volume exportado no período de janeiro a julho de 2020, esta a 8,2% abaixo de todo o ano de 2019 e para a China, o maior consumidor, neste período já se igualou a todo o volume exportado em 2019 para este País. Se pegarmos os volumes de agosto a dezembro de 2019 e somarmos aos dados até julho/2020, teremos uma projeção de exportação de 60.000 tons, o que representaria 23% acima de 2019.
Bons Negócios.