EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE AMENDOIM ACUMULADO ATÉ MARÇO 2021
Tivemos um atraso na divulgação dos dados de exportações pelo MAPA neste mês de março e com isso não conseguimos apresentar nosso relatório antes. Vamos ver os números de março/21 e o acumulado no primeiro trimestre do ano.
Quadro 1 –
Como vemos tivemos um aumento nos volumes exportados de grãos ,em torno de 14%, em março em relação a fevereiro, já com a entrada da nova safra, vinda da região da paulista no Estado de São Paulo, que recebeu chuvas em setembro e assim um plantio apesar de pequeno já deu inicio a colheita. Na região da Mogiana o plantio ficou todo atrasado e com isso pouco contribuiu para este número. Já no óleo, os volumes vieram do remanescente da safra anterior e também da industrialização da nova safra. Com relação a qualidade do amendoim colhido tivemos relatos que na região da Paulista o produto colhido estava com boa qualidade, porém a renda estava abaixo do ideal. fato também observado na Mogiana e também na medida que a safra avança temos observado que esta renda esta caindo, rendo em vista a necessidade do arranquio antecipado, não deixando os grãos maturarem totalmente ou pelo secamento da lavoura dada a contínua escassez de chuvas em toda a região. Acredita-se numa quebra de safra de 10 a 20% e em algumas regiões até mais e também uma pior qualidade do produto colhido com renda baixa e com altos teores de aflatoxina.
Quadro 2
Quando abrimos o relatório das remessas de amendoim nos principais destinos vemos que o destino no mercado europeu teve um volume pequeno no mês de março, demonstrando o que dissemos, sobre o pequeno volume colhido e a qualidade. Também vemos no quadro 2 o nosso principal destino foi a Rússia, demonstrando primeiro , como dissemos o ainda pequeno volume colhido, a qualidade e por fim que a principal fonte de matéria prima, neste período foi a região da Paulista e que tradicionalmente esta região tem exportadores que atuam mais nos mercados fora da Comunidade Europeia. Vendo a colheitas até o presente momento, estamos vendo lavouras de baixa produtividade, colhidas imaturas ou secas e com renda baixa, o que deverá comprometer o resultado final desta safra.
Quadro 3
Com relação ao óleo de amendoim tivemos uma aumento significativo em março pra a China, com o fim das comemorações do ano novo e a retomada dos negócios. Os preços do óleo no mercado internacional continuam favoráveis e o cambio também ajudando, isso sinaliza que os exportadores continuaram a comprar amendoim em grãos para moer, o que faz com que o produto fique disputado no mercado e seus preços mantenham-se altos mesmo durante a colheita.
Até a próxima