RESUMO DOS VOLUMES EXPORTADOS DE AMENDOIM ACUMULADOS ATÉ MAIO/2021
Gostaria de apresentar os dados, divulgados pelo MAPA, de volumes de amendoim e óleo, exportados pelo Brasil, acumulados até maio de 2021.
Quadro 1
Podemos observar no quadro 1, o volume de grãos exportados mês a mês, um crescimento bom a partir de março, porém uma aumento pequeno de abril para maio, onde se esperava uma elevação expressiva nos volumes enviados, principalmente pelo atraso na colheita desta safra, ocasionada pelo plantio mais tardio, mas o que se observa é que em maio esta exportação não decolou. Se comparamos os volumes acumulados de março a maio de 2020 em relação ao mesmo período deste ano, veremos uma diminuição de 11.200toneladas. Espero que seja somente pelo atraso na colheita e consequente no acabamento dos lotes a serem exportados. veremos no próximo mês se teremos uma retomada forte nos volumes.
Quadro 2
No quadro 2 , fizemos um resumo dos volumes para os principais destinos do nosso amendoim. Observamos que o mercado Europeu continua preterido em relação aos outros, pois com a safra já finalizada em abril, nosso volume para este destino diminuiu, indicando uma possível queda na qualidade do amendoim recebido, tanto em relação a aflatoxina, como também em tamanho de grãos, tendo em vista que onde a seca foi menos severa na produtividade, ela acabou impactando nas peneiras, com muitos grãos menores, um percentual menor de 38/42 que é a demanda principal deste mercado. Continuamos observando que destinos alternativos estão crescendo, fazendo com que o volume total exportado tenha ganhos e também alivia o volume no mercado interno, não pressionando os preços.
Quadro 3 Óleo
Neste mercado vemos um crescimento constante nos 5 primeiros meses deste ano e a china demandando bastante. Se compararmos os meses de março a maio de 2021 e 2020 veremos que houve uma redução entorno de 1.000ton. de óleo exportado. Atribuímos a isto o atraso na colheita, principalmente na região da chamada Mogiana (segundo colegas no grupo de amendoim, deveremos reclassificar as regiões de amendoim).
No próximo post, vamos buscar comparar o período de janeiro a maio dos três últimos anos, visando entender a evolução do mercado.
Até breve