ATUALIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DE AMENDOIM E ÓLEO – 2022
Segue nos quadros abaixo os dados das exportações de amendoim e óleo.
quadro 1
Neste quadro 1, vemos que houve uma redução das exportações totais de amendoim em grãos no mês de fevereiro, quando comparado ao mês de janeiro de 2022. O óleo esteve um pouco acima mantendo o bom desempenho neste segmento. vamos analisar no quadro de exportações para destinos esta redução.
quadro 2
Podemos ver quadro de destinos acima, que houve redução para os principais destinos, como a União Europeia e a Rússia, e elevando-se para outros Países, o que demonstra que houve uma redução na quantidade e na qualidade do amendoim remanescente da safra e que já não atendiam os mercados mais importantes, ficando somente o mercado chamado secundário, que apesar de pagar menos pelo amendoim, também aceita menos qualidade e o valor do dólar ainda dá sustentação ás exportações. Até porque os preços internos, pagos para este produto caiu, viabilizando assim o envio.
quadro 3
No quadro 3, vemos as exportações de Óleo Bruto, e observamos um crescimento de 33,6% para a china, demonstrando a crescente necessidade de produtos alimentícios deste País, tanto na soja, carnes e também no óleo de amendoim.
Estes dados são do mês de fevereiro e por isso não refletem a situação da Guerra na Ucrânia, e os embargos á Russia. Como podem ver, temos um grande desafio pela frente, já que a Russia importou em 2021, 53% do nosso amendoim. Temos uma safra grande e com boa qualidade, e a nossa maior concorrente é a Argentina , que vem de seca prolongada, assim precisamos focar nas exportações para a União Europeia e buscar novos mercados.
até a próxima.