COMPARATIVO DE EXPORTAÇÕES DE GRÃOS E ÓLEO NO 1º TRIMESTRE DE CADA ANO
Como dito no post anterior, gostaria de apresentar agora um comparativo das exportações de grãos e óleo do 1º trimestre de cada ano, neste últimos 5 anos, para avaliarmos a evolução deste período.
quadro 1
Observamos pelo quadro uma grande evolução nas exportações de grãos e de óleo no primeiro trimestre dos últimos cinco anos, buscando a janela de mercado, no caso de grãos, antes da safra Argentina, que é o principal fornecedor de amendoim para a Europa. No caso do óleo também tivemos um crescimento expressivo no primeiro trimestre de 2022, em relação aos outros anos, principalmente pelos preços do produto e também por um maior número de players deste setor nestes últimos anos.
Quadro 2
Nesta quadro 2 podemos ver, recortado por destinos a evolução dos primeiros trimestres de cada ano. Vemos que no caso da Europa, tivemos no primeiro trimestre de 2022, uma grande crescimento em relação aos outros anos, aproveitando da janela de mercado, antecipando a entrada da safra Argentina, que já apresentava problemas de produtividade pela seca, fazendo com isso que os importadores buscassem mais amendoim no mercado brasileiro. No caso da Russia, neste período não havia o estado de Guerra e os embarques estavam normais.
Quadro 3
No mercado de óleo, observamos que o primeiro trimestre de 2022 foi muito bom para as exportações principalmente para a China, com um crescimento expressivo sobre o mesmo período de todos os anos anteriores. Isso devido aos preços bons, que proporcionaram a indústria de óleo competir com a de grãos na compra de matéria prima mais nobre para moer. Também o aumento de players deste setor tem mostrado que este mercado já não é mais marginal e sim, mais uma boa opção de negócio no setor do amendoim.
Nos próximos meses deveremos ter números diferentes em relação à esportação de grãos e de óleo pelos efeitos da Guerra na Ucrânia e também os problemas do Covid na China. vamos ver.