DADOS DE EXPORTAÇÕES AMENDOIM EM ÓLEO ACUMULADO ATÉ NOVEMBRO 2022
Tivemos uma redução nos embarques de grãos e óleo mostrando que os estoques de matéria prima estão baixos e também que os preços praticados no mercado interno estavam inviabilizando as exportações.
Vemos no quadro 2 de destinos dos nossos produtos, que a guerra da Rússia e Ucrânia fez os exportadores brasileiros a buscar novos mercados e ampliar os já conquistados.
No quadro 3 das exportações de óleo também vimos uma redução de embarques em relação aos meses anteriores, ocasionado pela pouca disponibilidade de matéria prima e elevados preços do amendoim e de resíduos.
vemos no quadro acima que mesmo com a guerra, tivemos um acréscimo de volume nas exportações comparada aos anos anteriores e que, já em novembro batemos o recorde de embarques de todo o ano de 2021 em 2,2%.
Neste quadro de destinos, vemos que aumentamos as remessas para a União Europeia, como disse anteriormente, os nossos exportadores buscaram intensificar os negócios com os Europeus, como compensação á redução dos volumes enviados para a Rússia.
No quadro de óleo vemos um grande volume exportado em 2022, já superando em muito o ano todo de 2021. isso devendo-se aos bons preços no mercado externo e também ao aumento de players na produção de óleo no Brasil.
Acredito que para dezembro também tenhamos um menor envio de grãos e óleo , em função da pouca matéria prima disponível e também de seus preços no mercado interno.
No que se refere a nova safra, tivemos uma redução da área plantada, que segundo fontes consultadas pode chegar a 30% de redução em relação a safra passada. Também tivemos um período de estiagem que acabou por atrasar o plantio, mas as chuvas vem se normalizando e podemos ter uma produtividade boa para compensar esta menor área plantada.
Fui. abraço a todos e um feliz natal e bom ano novo.