DADOS DE EXPORTAÇÃO DE GRÃOS E OLEO DE AMENDOIM EM FEVEREIRO 23.
Podemos observar no quadro acima , das exportações totais de Grãos, que houve um redução significativa, 24%, no mês de fevereiro em relação a janeiro, isso mostrando a falta de matéria Prima no mercado e também o elevado preço do amendoim no mercado interno. Também, o atraso no plantio com a estiagem no inicio do período de semeadura, associado ao excesso de chuvas agora em janeiro fizeram com que a nova safra atrasasse e com isso esta falta de produto para a indústria processar. Os preços como podem ver mantiveram-se .
Neste quadro aberto por destinos, podemos ver a redução de lotes embarcados reduzidos linearmente para todos os principais destinos, corroborando com o que dissemos acima sobre a escassez de matéria prima para a formação de lotes. Também como salientamos, os preços se mantiveram como janeiro 23.
Também para o mercado de óleo, não foi diferente a redução, toda a cadeia de amendoim sentiu essa diminuição dos estoques e o atraso da entrada de amendoim da nova safra.
Como todos estão acompanhando estamos com uma condição de precipitação pluviométrica ainda intensa neste inicio de março, o que tem dificultado o arranquio e a colheita do amendoim. Esta se falando em perdas, ainda não significativas, pelo atraso da maturação das lavouras. Os produtores já estão preocupados com a aglutinação da colheita de variedades precoces, médias com as tardias, “embolando” o processo de colheita.
Vamos aguardar e acompanhar a metereologia.