EXPORTAÇÃO DE AMENDOIM E ÓLEO ACUMULADO ATÉ MAIO 2023
Boa tarde, retomamos a apresentar os dados de exportação de amendoim e óleo, como vínhamos fazendo.
Como vemos no quadro acima, os meses de abril e maio foram de retomada de maiores volumes tanto de grãos como de óleo, puxado pela menor safra na Argentina, também com uma recuperação nos preços médios.
Neste quadro de destinos, podemos ver que o grande crescimento nos volumes embarcado, no mês de maio, para a Europa, quase dobrando os volumes, confirmando a menor exportação da Argentina, já que esta é o maior exportador para a Europa. Outro ponto é o aumento dos preços para a Europa e para a Argélia. A China apesar do pequeno volume e dos preços pagos , no mês de maio aumentou, mostrando que podemos te um mercado de grãos confeitaria de melhor qualidade se abrindo lá.
Neste quadro dos volumes de óleo, podemos observar que também este mercado apresentou grande crescimento em abril e maio, principalmente na China, muito embora com preços se mantendo. Fazendo um grande enxugamento nos estoques internos de amendoim.
por hora é só. no mês de junho vamos apresentar os acumulados e também os comparativos do semestre com o mesmo período dos anos anteriores.
Até lá.