EXPOTAÇÕES DE GRÃOS E ÓLEO ACUMULADO ATÉ MAIO DE 2024
Iremos apresentar abaixo os dados mês a mês, acumulado até maio de 2024 das exportações de grãos e óleo.
Observamos no quadro acima as exportações totais de grãos e óleo, onde observamos a retomada dos volumes exportados a partir de maio, quando a entrada da safra 2023/2024. Também no óleo houve esta retomada, em função do mesmo motivo, já que os estoques de passagem de amendoim foram baixos e houve um atraso no inicio desta safra em função da escassez de chuvas nos primeiros meses da janela de plantio. Os preços de grãos e de óleo se mantiveram na média dos meses anteriores.
No quadro de exportações aberto aos principais destinos, vemos de maneira generalizada a retomada das remessas a partir de maio, com grandes volumes para a Argélia. Incluímos dois países na análise, tendo em vista sua importância nos volumes importados.
No quadro acima, das exportações de óleo para os principais destinos vemos que a China mantem-se na frente das importações, porém a Itália teve neste mês de maio, uma relevância maior. vemos também uma retomada para envios a outros países , como os Estados Unidos, a Australia e Holanda, fazendo com isso uma maior distribuição para os destinos, nos volumes exportados.