EXPORTAÇÕES AMENDOIM ACUMULADAS- 1º SEMESTRE
Vou apresentar dados comparativos de acumulados no primeiro semestre nos últimos 6 anos das exportações de grãos e óleo para analisarmos os números.
quadro 1
Observamos que há um crescimento praticamente linear na evolução de exportações de grãos e óleo no primeiro semestre de cada ano, apenas com dois pontos fora da curva, onde a produção sofreu queda por problemas climáticos , o que prejudicou demasiadamente a qualidade dos grãos e por consequência a exportação. Também no caso do óleo temos a mesma situação, onde nos anos de menor exportação de grãos, houve uma queda nas remessas de óleo. Como vemos neste ano de 2024, temos uma redução acentuada, mostrando que não havia estoque remanescente de 2023 e a grande quebra da safra de 23/24 impactou os números deste primeiro semestre. Vamos analisar abaixo os dados, quando separados por destinos.
quadro 2
Podemos ver no quadro acima que mesmo havendo redução de 20% nas exportações gerais de grãos, os volumes para a União Europeia e Reino Unido, cresceram neste primeiro semestre. Isto porque as vendas para estes países são com base em contratos pré estabelecidos, e os demais mercados ficam principalmente no mercado spot, assim mesmo com a qualidade prejudicada dos grãos , conseguiu-se manter os contratos e até amplia-nos quando comparado ao primeiro semestre dos anos anteriores e o destinos que tiveram maiores quedas foram o da Rússia e da Argélia.
quadro 3
No caso do óleo de amendoim, vemos que as remessas para a China caíram drasticamente neste primeiro semestre , quando comparado aos de anos anteriores, principalmente pelo alto custo do amendoim no mercado interno e os preços propostos pela China para o nosso óleo. Industrias de óleo tentando encontrar mercados alternativos que remuneram melhor para exportar, tendo em vista que não fecha a conta nestas bases atuais. Espera-se que no segundo semestre após o período de preparo das semente, o amendoim ainda em poder dos cerealistas reduza os preços para que o mercado de óleo possa voltar a crescer.