DADOS DE EXPORTAÇÕES DE GRÃOS E ÓLEO ACUMULADO SETEMBRO 2024
no Quadro acima vemos as exportações de grãos e óleo, e observamos um aumento em relação ao meses anteriores , no caso dos grãos e um aumento menor do caso do óleo. Com relação aos preços médios houve também uma pequena elevação do item de grãos e com uma redução dos preços médios do óleo. Abaixo vamos analisar os recortes dos principais destinos e o comportamento do óleo.
Nesta tela acima podemos ver o comportamento das exportações de grãos para os principais destinos e podemos observar uma redução para o mercado Europeu e também na Ucrânia,. Esta redução foi devido, principalmente pela falta de lotes de qualidade, tendo em vista uma safra com baixa produtividade e com níveis de Aflatoxina elevados. Já no outros mercados, secundários, houve um aumento e também uma grande diversificação de Países importadores, como observa-se na coluna de outros Países. mostrando a necessidade de buscar novos parceiros para o amendoim Brasileiro, mesmo com baixa qualidade.
No segmento de óleo também observamos uma diversificação de Países importadores, pelo volume crescente, nestes dois meses para os outros destinos. Este fato acontece pelo fato da China estar pagando preços menores no óleo, fazendo com que os Exportadores Brasileiros busquem novos destinos para as vendas. O grande problema também para este mercado é baixa qualidade do amendoim ,que gera também, uma baixa qualidade nos descartes do amendoim confeitaria , que é destinado `a produção de óleo e farelo.
Para mostrar a influencia da baixa produção e qualidade do amendoim brasileiro nesta safra 23/24, o quadro acima compara os dados de exportação de grãos e óleo no mesmo período de 2024 e 2023. onde observações uma redução de 25,4 % na exportação de grãos e de 36,5% na de óleo. Também uma redução nos preços médios no mesmo período. Impactando sobremaneira nos resultados das empresas exportadoras de grãos, quanto nas de óleo.
abraços