ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DE EXPORTAÇÃO DE AMENDOIM ATÉ OUTUBRO 2021
Vamos apresentar os dados de exportação de amendoim em grãos, preparados e óleo para todos os países e também separar os principais mercados do amendoim em grãos. também vamos avaliar as exportações de ´óleo bruto para os principais países
quadro 1
Aqui vemos os resultados de exportações mês a mês ,até outubro e observamos uma redução de 31% em relação ao mês anterior, mas 17% a mais em relação ao mesmo período de 2020. Causas da redução de exportação pode estar na falta de container e de navios, pois o dólar esta favorecendo.
quadro 2
Aqui vemos que a redução nas exportações deu-se em todos os mercados, 20% na União Europeia e o grande vilão foi a Russia com redução de 39%. Será que pode ser uma redução por maiores controles de qualidade, visto que as exigências Russas eram menores e agora podem estar contribuindo para esta redução nos volumes exportados.
quadro 3
Nas exportações de óleo bruto tivemos a manutenção dos volumes de setembro, entretanto em relação aos meses anteriores tivemos uma redução, há de se considerar o problema dos portos chineses e a falta e/ou atraso no processo de embarque dos navios.
quadro 4
Neste quadro fiz um apanhado das exportações nos últimos 25 anos para avaliarmos o desempenho do ganho de mercado externo. Observamos que mesmo com o dólar mais alto em 2021, a melhora na vacinação das populações dos Países, observamos uma redução de 5% no acumulado do mesmo período de 2020. Acredito que com toda esta situação, não deveremos ultrapassar as exportações de 2020.
Temos agora uma safra que se apresenta promissora, tendo em vista seu início, com plantios em época correta, sem falta de chuvas até o momento e segundo informes, com estoques de passagem altos, isso pode levar a um achatamento dos preços no começo da safra. É aguardar para conferir.
até a próxima.