ATUALIZAÇÃO DOS NÚMEROS DE EXPORTAÇÃO DE AMENDOIM
Neste post vamos atualizar os dados de exportação de amendoim e grãos, preparados e óleo até o mês de maio, também fazer alguns comparativos ao mesmo período de 2019.
Observamos um aumento dos volumes exportados com a entrada da nova safra, a partir de março, que foi muito boa no que se refere a produtividade e qualidade dos grãos, apesar de relatos de algumas regiões com incidência grande de grãos manchados.
Quando se observa os destinos em separado, também vemos esta mesma evolução em valores absolutos, o que era esperado.
Ao observarmos os números comparativos no mesmo período de 2020 e 2019, vemos que as exportações para a União Européia decresceram muito, em relação aos outros destinos, acredito que o motivo tenha sido como sempre a grande exigência da Europa para a queda e também mesmo com preços menores, o câmbio favoreceu as exportações a mercados que pagam menos, menos exigentes mas que com a compensação cambial, passaram a ser interessantes. A Russia continua num crescimento de mercado muito bom.
Entretanto tivemos uma redução proporcional em todos os destinos quando comparado o 2 últimos meses, mesmo com aumentos em relação ao mesmo mês do ano anterior.Mas em números absolutos o crescimento foi vigoroso, o que nos faz supor que teremos um crescimento nas exportações totais neste ano, alavancado pelo produto melhor e também o câmbio favorável.