ATUALIZAÇÃO DOS NÚMEROS DE EXPORTAÇÕES DE AMENDOIM DO BRASIL- 2020
Vamos a mais uma atualização dos números de exportação de amendoim em grãos e óleo neste ano de 2020. Segue abaixo os quadros demonstrativos das saídas, segundo dados do MAPA. Vamos avaliar primeiro os volumes totais exportados para todos os destinos, em grãos, preparados e óleo, para vermos a evolução dos volumes neste ano e posteriormente os volumes nos principais destinos no primeiro semestre de 2020.
Observamos pelo gráfico uma boa evolução nos volumes exportados de grãos a partir de março, tendo em vista a entrada da nova safra, que veio com grande volumes e de boa qualidade. já o óleo começou a decolar a partir de abril e mantendo-se crescente até junho, pelo aumento de preços no mercado internacional e também o cambio mais favorável.
Abrindo os volumes exportados de grãos nos países :
Vemos neste quadro a distribuição das exportações entre os principais países com destaque do volume enviado para o Mercado Europeu em junho, com um salto em relação os meses anteriores e também os volumes enviados para os demais países, com volume menores para a Russia.
Abaixo o comparativo deste primeiro semestre de 2020 em relação a 2019 tanto em volumes totais como distribuídonos países.
Vemos agora dados que eram esperados, de crescimento de embarques em ralação a 2019, tendo em vista o péssimo ano agrícola da cultura.
O objetivo de colocar o quadro anterior, apesar dos dados serem óbvios em relação ao aumento dos volumes exportados em relação a 2019, foi para com este quadro, agora dividido por países podemos ver que nossos embarques para o Mercado Europeu e Russia, praticamente não cresceram no primeiro semestre, quando comparado a 2019, e o aumento maior se concentrou nos demais países importadores levando-nos a concluir que com o cambio mais favorável, e portando os preços em reais mais interessantes, muito mais fácil produzir uma maior quantidade de lotes para estes países, com menor exigência de qualidade, do que buscar preços melhores em mercados mais exigentes.
Ficamos por aqui
abraços