COMPARATIVO DO 1º SEMESTRE DAS 5 ÚLTIMAS SAFRAS DE AMENDOIM
Boa tarde, Acredito que pelo atraso dos dados divulgados pelo MAPA, também neste mês, penso que é melhor fazer um comparativo entre os semestres, e no próximo mês retomamos aos dados mensais. Segue então os quadros de dados comparativos do primeiro semestre das cinco últimas safra.
Quadro I
Vemos neste quadro, a evolução das exportações de grãos, no primeiro semestre dos últimos cinco anos. Observamos que apesar da guerra entre Rússia e Ucrânia, temos uma elevação nos embarques neste período no ano de 2022, comparado aos anos anteriores, até o de 2020, tido com um bom ano de exportações. Vamos apresentar abaixo, quadro aberto por destino , assim fica mais visível onde tivemos crescimento. Também no mercado de óleo bruto temos uma grande aceleração nos embarques, com expressivo aumento em relação aos anos anteriores, isso devendo aos preços elevados e também ao aumento de players exportadores, proporcionando maior oferta, mesmo que seja para um mesmo mercado.
Quadro II
Neste quadro II, observamos por destinos onde houve este crescimento de nossos volumes exportados, e podemos destacar um elevado crescimento neste mês para o mercado Europeu, quase dobrando em relação 2019 e pouco mais de 20% em relação ao ano de 2020, visto como melhor ano de exportação para a União Europeia. Isso a fato de termos este ano um produto de melhor qualidade e também uma menor oferta dos Argentinos, tendo em vista problemas climáticos ocorridos durante o período de cultivo. Também numa forma de tentar compensar as perdas no embarques para a Rússia, mercados, ditos secundários, como a Argélia e o Vietnã, apareceram como opção. No caso do Vietnã seria a entrada para a China, até que se normalize o acerto comercial de venda direta para lá. Os mercados de Argélia e Vietnã, são de produtos de menor qualidade e também com preços mais baixos. Daí uma explicação pelos preços do amendoim pagos ao produtor nesta última safra. Estamos observando nos meses de junho e julho, apesar da guerra se alongar, que os embarques estão retomando a normalidade, mostrando que esta se encontrando caminhos para desviar do embargo financeiro e também das dificuldades no transporte marítimo, apenas navios russos e chineses querem fazer o percurso.
Quadro III
Neste quadro III, dos embarques de óleo em bruto, vemos uma expressivo aumento dos embarques em todos os destinos, principalmente da China, onde houve um acréscimo de mais de 100%, quando comparado ao mesmo período de 2021 e de 50% comparado ao mesmo período de 2020. Como salientamos acima, os preços atraentes, o aumento das plantas habilitadas a produção e exportação de óleo, tem contribuído para esta elevação. A opção de produção de óleo não é mais um mercado secundário e apenas de resíduos de amendoim , mas também de uma forma de diversificar a linha de produção, com o uso de amendoim de melhor qualidade na indústria. O mercado de óleo esta contribuindo para redução de estoques, no mercado interno e também como um balizador de preços para o grão confeitaria , para o produtor.
Estas são as informações que gostaria de passar aos frequentadores do site. e se houver alguma sugestão para que possamos melhorar , serão vem vindas.
Até a próxima.