DADOS DE EXPORTAÇÕES DE AMENDOIM E ÓLEO – ABRIL 2022
Boa tarde, peço desculpas pelo atraso nos dados, mas por problemas o MAPA não divulgou as informações anteriormente como habitual.
Quadro 1
Podemos observar no quadro 1 uma queda nas exportações de amendoim em abril, que já teve início em março , principalmente pela guerra na Ucrânia, com a redução drástica dos embarques para a Rússia. Esforços dos exportadores para buscar novos mercados e manter o ritmo das vendas externas, vem sendo feitas. A China que não compra grãos diretamente do Brasil, tem sido alvo de conversas e tratativas com a intervenção do MAPA para regularizar esta questão. Aparentemente, segundo algumas fontes o problema não é de documentação ou qualidade, mas sim que há um interesse da China que o Brasil aumente a cota de exportação de milho para lá e o MAPA esta empurrando para frente a solução disso e com isso os Chineses estão fazendo também jogo duro na abertura de mercado para o amendoim brasileiro. Por outro lado as exportações de óleo de amendoim praticamente se igualaram as de grãos neste mês de abril.
Quadro 2
No quadro 2 podemos ver filtrado por destinos, que como dissemos a redução drásticas dos embarques para a Rússia, também para a União Europeia. E os exportadores tentando compensar estes mercados com outros, principalmente a Argélia e outros mercados secundários, que pagam menos pelo nosso amendoim. Daí uma ideia da origem da redução de preços do amendoim no mercado interno.
Quadro 3
No mercado de óleo vemos uma grande expansão no mês de abril, com preços aquecidos, apesar do lockdown nas principais cidades e porto chinês. havendo um crescimento e 62,6% no mercado chinês e de entorno de 108% no mercado Italiano.
Era só para hoje.
abraços