EVOLUÇÃO DE EXPORTAÇÃO DE AMENDOIM E ÓLEO
Boa tarde, gostaria de apresentar as exportações de amendoim. preparados e óleo nos últimos 6 anos para discutirmos a evolução da comercialização exterior neste período.
Gráfico 1
Quadro 1
Observamos no Gráfico e no quadro 1 que as exportações de grãos tiveram uma evolução crescente e linear a cada safra, havendo interrupção apenas nos anos de safra com produtividade baixa. o que demonstra o grande potencial deste mercado, com a entrada de novos players, a melhoria da qualidade nos processos de preparo dos lotes, pudemos abrir novos e ampliar os mercados com o amendoim brasileiro. Observem que em 6 anos, mais que dobramos as exportações de grãos. Também no mercado de óleo bruto tivemos uma evolução positiva, com alternância em anos positivos e negativos, em função de ser um mercado bastante restrito e dependente de dois países.
Agora gostaria de apresentar a evolução deste crescimento nas exportações de grãos por principal destino para avaliar o crescimento em cada um deles.
Gráfico 2
Gráfico 3
Neste gráfico podemos observar a evolução das exportações de grãos para os principais destinos e constatar que o grande crescimento se deu com envio de lotes para a Rússia e para outros destinos, onde as exigências sanitárias são menores, apesar dos preços também serem menores que os da União Europeia. No caso da UE vemos que os volumes exportados não tiveram aumentos expressivos , ficando na casa das 50.000 a 55.000 toneladas desde 2017. É sabido que a União Europeia vem adotando medidas sanitárias mais rígidas nestes últimos anos, como a inclusão do Brasil no anexo 1 , onde a exigência de amostragem de 10% de todos os lotes enviados para lá e a necessidade da passagem destes lotes pela liberação do MAPA, em função de várias RASFF observadas nos últimos anos com a detecção de níveis da Aflatoxina acima do permitido . A alteração no Codex Alimentares, visando diminuição do nível máximos do herbicida haloxifop p. metilico, do Fosetyl para nível praticamente zero, a proibição do uso de 2,4D, contribuíndo para esta estagnação nos volumes exportados, tendo em vista que estas alterações aumentos os custos e reduzem os lotes aprovados para envio a este destino. Também neste ano de 2020 com o aumento do valor do dólar fez estes países secundários passassem a ficar interessantes, já que em R$ houve uma elevação. Para melhor apresentar vejamos abaixo um quadro em percentuais desta evolução. mesmo com estes entraves no mercado Europeu, ainda crescemos 36,6% nestes seis últimos anos.
quadro 2
Com relação ao Óleo Bruto de amendoim como dissemos acima houve uma evolução positiva, porém com alternância de crescimentos e queda ao longo destes seis anos, como observamos no Gráfico abaixo, apesar disso estamos crescendo.
Gráfico 4
Fonte de dados MAPA
Abraços