EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE AMENDOIM – GRÃOS E ÓLEO – JANEIRO 2023
Boa tarde, quero apresentar os dados de exportações de amendoim em grãos e óleo no mês de Janeiro /23 e um comparativo com o mesmo período de 2022. Neste ano introduzi outro dado nas planilhas que é o valor por em US$ por tonelada para cada destino dos grãos e do óleo, para podermos avaliar a remuneração do nosso produto em cada país. Também mudei a busca dos dados que antes era no MAPA agora esta sendo no MDIC, por ser mais rápido na divulgação dos números.
Os valores apresentados refletem o dado médio entre o volume exportado e o valor total registrado no MDIC , evidente que cada player tem os seus próprios valores de venda no mercado externo.
Agora gostaria de apresentar o comparativo de exportações no mês de janeiro dos anos de 2023 2e 2022, para analisarmos.
Vemos neste quadro acimas das remessas totais que tivemos uma redução de mais de 16% em grãos nos embarques em 2023, comparado a 2022. A possível redução deveu-se a um menor estoque de matéria prima e também a um custo desta elevado no mercado interno para aqueles exportadores que buscam abastecer-se no mercado Spot. Já no óleo bruto tivemos um crescimento considerável nos volumes exportados, alavancados pelos preços, mesmo que no mês de janeiro inicia-se o ano novo chinês e sempre há uma diminuição nos negócios neste período, porém como seu inicio foi no final de janeiro, não chegou a impactar as remessas. Possivelmente no mês de fevereiro tenhamos esta redução.
Como já dissemos, observamos esta redução de volumes enviados em quase todos os destinos, mostrando, que os preços elevados do amendoim no mercado interno estavam impactando a rentabilidade nas vendas externas.
Continuando a análise no mercado de óleo, podemos observar que este segmento teve uma evolução muito bom, com mais players no mercado e com os preços remuneradores, como vimos no primeiro quadro, fizeram com que tívessemos este ganho de volume.
Fiquei por aqui.