FECHAMENTO DA SAFRA AMERICANA de 2019 E PLANTIO NA ARGENTINA SAFRA 19/20.
Estamos encerrando o ano de 2019, neste ano tivemos uma safra colhida até maio de qualidade ruim e de volumes pequenos , o que fez com que nossas exportações caissem em relação ao ano anterior. Entretanto os preços médios forma mais altos e assim conseguiu diminuir os prejuízos. Nesta safra futura, apesar de um início com poucas chuvas, a partir de novembro regularizaram e as lavouras estão recuperadas, com perspectivas de boa colheira. Com relação ao encerramento da colheita Americana e a safra Argentina segue abaixo relatos de situação recebidos da JLA.
EUA
O FSIS (Federal State Inspection Service) informou que 2.718,962 tons foram entregues nos Buy Points Americanos até dezembro, com uma área colhida de 559.815ha, resultando uma produtividade de 4.406Kg/ha ou 176,24 sc/ ou ainda 426,5sc/alq. Outra dado importante é de que em torno de 50.000 toneladas de amendoim do Sudeste Americano foi segregado pela inspeção visual nos Pontos de Entrega e também na região SE, houve um grande número de lotes com índices de Aflatoxina acima de 15ppb, ocasionado pelos fatores climáticos adversos nesta região.
ARGENTINA
Neste final de 2019, as regiões produtoras na Argentina estão sofrendo com seca, e temperaturas elevadas (38º C), O Ministério da Agricultura Argentino informou que na Província da Cordoba o plantio está avançado e as condições são boas. Dados do Departamento Agrícolas da Bolsa de Cereais de Cordoba informou que nesta região as condições gerais das lavouras estão com: 3% ruim, 22% boas, 58% muito boas e 17% excelentes. O problema está nas regiões de Marco Juarez e São Francisco onde há deficiência hídrica.
Bom ano de 2020 e que tenhamos uma safra excelente.