NOTÍCIAS DA SAFRA DE AMENDOIM 19/20
ARGENTINA:
O boletim Crop Report da JLA, passou que as chuvas de início de fevereiro trouxeram grande melhora nas condições das lavouras de amendoim na Argentina, com muitas das regiões produtoras em situação boa e excelente. O Informativo agrícola da Bolsa de Cereais de Córdoba, apresentou dados daquela região, onde o amendoim está se desenvolvendo bem a ótimo em 94% das áreas, com estado fenológico pegamento em 86% das lavouras e de 9% em R1. Tem se observado bom controle de ervas daninhas e de doenças, entretanto, com as altas temperaturas e umidade, está ocorrendo o ataque de Sclerotinia sp. em algumas áreas.
Em levantamentos anteriores estimava-se a área cultivada de 338.000 ha, entretanto a Câmara Argentina de Amendoim, em seu último relatório aumento está para 350.000 ha, o que segundo a JLA levando em conta uma produtividade média de 3.200 kg/ha de amendoim em casca , a Argentina teria uma safra de 1.200.000 toneladas.
SÃO PAULO:
Por aqui estamos tendo uma colheita um pouco retardada pelas chuvas de fevereiro, principalmente na região da Paulista, que havia iniciado seu plantio em início de setembro de 2019, com as primeiras chuvas. Relatos da região de agricultores e Técnicos, sobre a produtividade dizem que nestas áreas foi de 165 sc/ha ou 4.100 kg/ha e que as áreas plantadas mais tarde, já apresentavam produtividade melhor. Também aqui na Mogiana a colheita estava atrasada, porém e menor proporção tendo em vista que os plantios aqui tiveram início em final de Setembro. Com a trégua da chuva, deve-se intensificar a inversão e a colheita nestas próximas semanas. Os produtores da região da Mogiana estão otimistas com a produtividade esperada, pois o desenvolvimento das lavoras está muito bom e ha relatos de áreas com 230 sc/ha ou 5.700 kg/ha.
A Conab apresentou em seu último relatório de 11 de fevereiro uma estimativa de área plantada no Brasil, da 1ª safra de 150.400 ha, com uma produtividade de 3.349 kg/ha ou 133,96 sc/ha. Dados extra oficiais, do Grupo Técnico de Sementes da Câmara Setorial do Amendoim do Estado de São Paulo, apresentou um número de 210.000 ha, somente na região Centro Sul e se considerarmos uma produtividade média desta região de 185 sc/ha ou de 4.625 kg/ha teremos uma safra de 971.000 toneladas. Vamos aguardar os resultados.
Sobre preços estamos vendo uma redução dos valores ofertados pelo início da safra, porém as expectativas são boas tendo em vista que não há amendoim no mercado. Dados dos volumes exportados em Janeiro de 2020 mostraram uma redução de 57% de amendoim em grãos e de 61% de óleo, comprovando a mínima oferta de produto da safra passada e a dependência da safra entrante para o comprimento dos contratos. Saindo os dados de fevereiro, vou apresentar uma resumo dos dois meses iniciais comparados com o ano anterior .