Posição das Exportações de Amendoim e Óleo em Janeiro 2021
A safra de amendoim 20/21 começou com grandes problemas de seca, retardando o inicio de plantio, com cenário um pouco melhor na região da Paulista e pior na Mogiana. O plantio tardio já prevê uma produtividade potencial menor em relação aos plantios em épocas mais recomendadas, entretanto as lavouras estão se desenvolvendo bem vamos aguardar mais uns dias para avaliarmos os pegamentos e a formação das vagens. Gostaria de apresentar os dados de exportações de amendoim em grãos, preparadas e de óleo para o mês Janeiro, comparando com o realizado em 2020, para vermos a evolução.
quadro1
Observamos um crescimento até expressivo nas exportações totais de grãos no janeiro de 21 comparado com 20 para todos os destinos, observando que os volumes maiores foram para mercados fora da União Europeia, o que é de se esperar, tendo em vista que no final os lotes dificilmente tem qualidade exigida para este mercado, até pelo tempo que estão armazenados, como podemos ver houve uma redução no volume exportado. Entretanto o mercado Russo teve uma elevação expressiva, bem como os demais mercados secundários, demonstrando que houve uma redução de oferta de amendoim por outros países exportadores.
Quadro 2
Quando vemos as exportações de Óleo de amendoim, observamos um elevado acréscimo em relação a 2020, motivado pelos bons preços do produto no mercado internacional e o valor do cambio. Vemos que houve uma paridade entre os volumes exportados para a China e a Itália em janeiro de 2021 bem diferente do ocorrido em 2020, havendo um crescente aumento das importações Italianas, passando até os volumes enviados para o nosso tradicional cliente, acompanhando o crescimento dos volumes totais exportados.
Até a próxima