DADOS DE EXPORTAÇÃO DE GRÃOS E ÓLEO – ACUMULADO MAIO-25
Segue abaixo os dados coletados sobre as exportações totais de grãos e para alguns destinos importantes e também as exportações de óleo bruto.

Observamos pelo quadro acima, a retomada das exportações tanto de grãos quanto de óleo, a partir de março 2025, com a entrada da nova safra. Entretanto , vemos também uma redução nos preços recebidos nos lotes de grãos em torno de 18% de janeiro a maio. No mercado do óleo, observamos uma grande elevação nas exportações nestes primeiros cinco meses, passando de 25.193,5 toneladas em 2024 para 60.663,3 tonelada, em 2025 no mesmo período, apesar dos preços retrairem -se em torno de 3,5%. Isso mostrando a maior oferta de produtos brasileiros no mercado.

Agora podemos ver neste quadro, quando segmentado pelos principais destinos , que o mercado Europeu ficou abaixo do mês anterior e também abaixo em 1.000toneladas, quando comparada a média destes cinco meses iniciais com o mesmo período do ano passado, demonstrando assim que apesar da grande safra brasileira em 24/25, a qualidade dos grãos ficou baixa, em função da estiagem de fevereiro, março e abril. Outro fato importante é a importação relevante de países tradicionalmente compradores do amendoim americano , como a Colômbia, o México e o próprio Canadá , que em maio/25 adquiriu 345toneladas de amendoim brasileiro.

Quando segmentamos pelos dois principais mercados do óleo , observamos que o Chines teve uma grande elevação, pela grande oferta brasileira, aceitando preços menores que os praticados no inicio do ano e também pela redução das importações pela China, do amendoim americano, dada a guerra tributária promovido pelo Governo Trump.
Até a próxima